Results for 'Edna Alves de Souza'

994 found
Order:
  1.  17
    Sobre a relev'ncia filosófica do argumento do milagre.Edna Alves de Souza - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (4):47-80.
    Resumo: Neste artigo, argumentamos a favor de uma versão sofisticada do realismo científico, tendo como eixo norteador a análise do desempenho do que consideramos ser o seu elemento de defesa estratégico: o “argumento do milagre”. O realismo científico é a perspectiva comprometida com as nossas melhores teorias científicas, isto é, com a existência de entidades, processos, relações etc., observáveis ou inobserváveis, indispensáveis para explicar o seu sucesso empírico, em particular, com aqueles componentes das teorias que são cruciais para se alcançar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  29
    The Transhumanist conception of body: a critical analysis from a complex systems perspective.Renata Silva Souza, Edna Alves de Souza, Maria Eunice Quilici Gonzalez & Tatiane Pereira da Silva - 2020 - Revista Natureza Humana 22 (1):17.
    What is the conception of the human body underlying the Transhumanismproject? This question guides the present analysis undertaken from a philosophicalinterdisciplinary perspective. Inspired by Le Breton and Morin’s hypotheses about the complexity of the human body, we criticize mechanisticconception of the living body underlying the Transhumanism project. Implications ofthe Transhumanism project for personal identity are proposed based on hypotheses ofcomplex systems theory as a starting point for critical reflection on a possible gloomyfuture envisioned by the unnatural/artificial development of the transhuman (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O realismo interno confrontado com "seus inimigos".Edna de Souza Alves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):75-91.
    Our investigation on Hilary Putnam’s internal realist perspective(internalism) traces parallels and identifies differences between Putnam’s ideasand their antipodes: metaphysical realist (externalism) and radical relativist. Ourresearch has focused upon the contemporary debate in which it is inserted, par-ticularly, upon the challenge that radical relativism to impose on contemporaryepistemology. Such challenge will not be surmounted through classical project tofind absolute certainties. The history of science to point out that theories are notnets that to catch the reality as it is in itself. But (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  53
    Memória humana e teatro.Edna de Souza Alves & Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):91-100.
    A memória humana é essencial para a atividade teatral. Isso por um motivo óbvio: é ela que possibilita aos atores gravarem suas falas e ao público compreender a mensagem passada pela peça. Neste trabalho, investigamos as noções de memória propostas por Descartes, Hume e Kohonen. Para eles, a memória é imprescindível na obtenção e desenvolvimento do conhecimento. A nosso ver, o estudo da memória é de grande importância para o teatro, à medida que este não seria possível sem aquela.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  9
    João Maria André. Renascimento e modernidade: releituras filosóficas, Coimbra, Grácio Editor, 2022, pp. 237.Klédson Tiago Alves de Souza - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (62):397-402.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    João Maria André. Douta Ignor'ncia, linguagem e diálogo: o poder e os limites da palavra em Nicolau de Cusa. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. 451p., ISBN: 978-989-26-1751-0. [REVIEW]Klédson Alves de Souza - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):139-147.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  41
    Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveis.Mayra Silva de Souza, Makilim Nunes Baptista & Gisele Aparecida da Silva Alves - 2008 - Revista Aletheia 28:32-44.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    A criação E o consumo objetificado da arte para satisfação pessoal.Hervely Suely Silva Alves de Souza - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):41-46.
    ResumoO presente artigo se propõe a relacionar as considerações de cunho psicanalítico e estético de Freud com a complementação de outros autores, levando-nos a capturar aspectos sobre a complexidade das reações humanas diante das representações artísticas. É por meio da complementação conceitual psicanalítica, estética e filosófica que realçaremos as determinações da capacidade de representação, assim como suas diferenciações; além disso, tentaremos descrever as dependências humanas e associar a aspectos artísticos e ver como este processo está ligado à satisfação. Uma possível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Factors Associated With Mental Suffering in the Brazilian Population: A Multilevel Analysis.Héllyda de Souza Bezerra, Roberta Machado Alves, Talita Araujo de Souza, Arthur de Almeida Medeiros & Isabelle Ribeiro Barbosa - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Purpose: To analyze how individual characteristics and the social context are associated with mental distress symptoms in the Brazilian population.Method: A multilevel cross-sectional study with data from the 2013 National Health Survey. There were two dependent variables: decreased vital energy and somatic symptoms, the presence of depressive thoughts. The independent variables were biological characteristics, education and income, habits and lifestyle, and context variables. Bivariate analysis was performed, and Prevalence Ratios calculated in a Poisson Regression. A multilevel Poisson Regression was performed (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Relações étnico-raciais e de gênero em debate nos Ateliês de Pesquisa: (re)invenções nas Práticas Pedagógicas.Marleide Alves de Oliveira Medeiros, Vaneza Oliveira De Souza & Ana Lúcia Gomes Da Silva - 2021 - Odeere 6 (1):311-341.
    Este artigo tem como objetivo discutir os principais resultados apresentados pelas pesquisas “Relações étnico-raciais e de gênero no contexto das práticas pedagógicas: escrevivências e invenções na educação básica” e a pesquisa “Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Identidade: desafios e implicações nas Práticas pedagógicas”[1]. Dialogamos com os métodos adotados nas pesquisas, a etnoescrevivência e a pesquisa ação colaborativa, tomando os Ateliês de Pesquisa como dispositivo de construção de dados e intervenção, que possibilitou a construção de um movimento formativo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Raça e a partilha colonial do sensível na obra de Achille Mbembe.Victor Galdino Alves de Souza - 2023 - Griot 23 (2):195-209.
    O objetivo deste ensaio é analisar as condições de possibilidade da escravidão e da violência antinegra, assim como da produção de significações raciais – do ser-negro – e das fantasias coloniais. Para isso, buscarei, majoritariamente, recursos conceituais na obra de Achille Mbembe, com auxílio de alguns conceitos de Jacques Rancière, de forma a tratar o que chamo de _partilha colonial do sensível_, analisando a relação entre a raça enquanto construção imaginária, significações raciais e a organização social da percepção e da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  51
    Dom Antônio dos Santos Cabral e o catolicismo em Belo Horizonte de 1922 a 1936.Eduardo Alves de Souza - 2014 - Horizonte 12 (33):249-250.
    SOUZA, Eduardo Alves de. Dom Antônio dos Santos Cabral e o catolicismo em Belo Horizonte de 1922 a 1936. 2013. 106f. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Ontologia da relação em A ideologia alemã de Karl Marx.Klédson Tiago Alves de Souza & Emerson Araújo de Medeiros - 2021 - Perspectivas 6 (1):244-256.
    Neste artigo buscamos refletir acerca de uma ontologia da relação no pensamento de Karl Marx. Tomamos como ponto de partida a obra A Ideologia Alemã. Na filosofia marxiana, a ontologia nasce do pensamento cotidiano, isto é, o sujeito com suas relações passa a primeiro plano na história. Aqui o homem é visto como atividade sensível, e isso significa vê-lo como mescla de teoria e práxis, tendo a vida real, ou a prática, como fundamento constitutivo da teoria, e não o inverso.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    As vozes de Wittgenstein: hegemonia, assombração e conflito.Victor Galdino Alves De Souza - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):291-308.
    O objetivo deste texto é apresentar e explorar uma imagem de Wittgenstein que ainda permanece nas margens da produção acadêmica de comentários sobre seus escritos: a imagem de um filósofo que não se ocupa de teses e teorias filosóficas, mas de um conflito com sua herança filosófica e com o mundo que habita. Um conflito que não termina, que nos exibe ambiguidades que não são abandonadas através de soluções definitivas para o que assombra o filósofo. As vozes de Wittgenstein nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Fundamentos para se pensar a paz entre as religiões: um caminho a partir do De Pace Fidei de Nicolau de Cusa.Klédson Tiago Alves de Souza & José Teixeira Neto - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):302-327.
    O presente artigo ocupa-se em refletir sobre os fundamentos da paz entre as religiões presentes no De pace fidei de Nicolau de Cusa. O artigo se divide em cinco momentos onde tentamos partir da contextualização que motivou a escrita da obra até seus desdobramentos filosóficos, políticos e culturais que ocultam/revelam o problema da relação unidade e diversidade. Palavras-chave: Paz. Fé. Ritos. Unidade. Diversidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    O paradoxo do limite e da potencialidade da mente frente a Deus: pequena reflexão a partir de Nicolau de Cusa.Klédson Tiago Alves de Souza & Maria Simone Marinho Nogueira - 2022 - Patristica Et Mediaevalia 43 (1).
    O presente artigo tem por objetivo expor o debate acerca do dinamismo da busca pela verdade absoluta (Deus) a partir da filosofia de Nicolau de Cusa (1401-1464). Mais que pensar sobre a existência ou não de Deus, tema recorrente e central na Filosofia da Idade Média, o filósofo alemão encontrava-se preocupado com a possibilidade do seu conhecimento. Portanto, nesse texto, nosso esforço é explicitar as nuances e o dinamismo presente no pensamento de Nicolau a partir do pressuposto da _nulla proportio_ (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  24
    O trabalho docente na escola pública e o pensamento educacional de Antonio Gramsci.Luiz Aparecido Alves de Souza - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 166.
    Esse estudo traz como inquietação saber o discurso do professor sobre sua condição de trabalhador na escola pública atual. Esforçamos por tecer reflexões a partir das contribuições de Gramsci em sua teoria sobre a Educação e o papel do Estado. Os professores têm nos reveladas três categorias centrais, a saber: 1) a sobrecarga de trabalho que lhe são atribuídas; 2) os baixos salários e 3) a falta de reconhecimento social da profissão. Importa afirmar que as aproximações do pensamento gramsciano sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Notas Sobre Ensinar Filosofia No Ensino Médio.Klédson Tiago Alves de Souza & José Teixeira Neto - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:165-180.
    Fruto da experiência proporcionada pela disciplina Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Filosofia, Campus Caicó-CaC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, este relato objetiva discutir o ensino de filosofia e a relação do professor de filosofia com a filosofia a partir de uma experiência de docência em filosofia no Ensino Médio.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Memória e instituição.Catiele Alves de Souza & Valdir José Morigi - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):228-243.
    Estudo exploratório, qualitativo, com técnica de coleta de dados através de análise documental, realizado na cidade de Porto Alegre, RS, durante o segundo semestre do ano de 2019. Analisa as narrativas registradas nos documentos da Associação de ex-alunos do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha (AExAIE). Busca compreender a memória desta escola, em funcionamento desde o 1869. Através dos registros memoriais das atividades desta Associação de ex-alunos obteve-se acesso a variadas documentações, como cartas, convites, atas de reunião, livros, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia Alencar Oliveira-Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de leitores literários. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia de Oliveira Alencar Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    This article arises from the dialogue between three researchers who have dedicated an expressive part of their academic careers to look at the practice of reading, especially literary as a possibility for more critical personal and social participation. However, in a country where books are still expensive and most people do not have the purchasing power to buy them, it is undeniable that the discontinuity of public reading policies comes in the process contrary to the formation of literary readers. Furthermore, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    Influência social na vida familiar: grupo étnico e relações interculturais1.Edson Alves de Souza Filho & Angel Beldarrain-Durandegui - 2010 - Paideia (Misc) 20 (45):7-16.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    Psychotherapy and Artificial Intelligence: A Proposal for Alignment.Flávio Luis de Mello & Sebastião Alves de Souza - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Escala de Altruísmo Autoinformado: evidências de validade de construto.Valdiney V. Gouveia, Rebecca Alves Aguiar Athayde, Rildésia S. V. Gouveia, Ana Isabel Araújo Silva de Brito Gomes & Roosevelt Vilar Lobo de Souza - 2010 - Revista Aletheia 33:30-44.
    Este artigo objetivou adaptar a Escala de Altruismo Autoinformado (EAA), reunindo evidencias de sua validade de construto. Realizaram-se dois estudos em Joao Pessoa (PB), nos quais os participantes responderam a EAA e perguntas demograficas. No Estudo 1 participaram 331estudantes universitarios com ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    O sagrado, o profano e Frida Kahlo: uma cosmovisão religiosa no corpo grotesco.William Brenno dos Santos Oliveira, Maria da Penha Casado Alves, Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Matheus Silva de Souza, Renata Karolyne Gomes Coutinho & Júlia Dayane Ribeiro da Costa - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63572p.
    ABSTRACT This article aims to analyze, from a Bakhtinian perspective, the grotesque construction of Mexican artist Frida Kahlo’s body through a religious worldview. Therefore, we analyze two of her self-portraits, taking into account the dialogic relations constructed between the grotesque representations and Catholic symbology. The analyzed utterances, in which the specificities of the creative competence of the author-creator in her aesthetic activity are inferred, showed that a dialogue is established between the painting El venado herido and Catholic Saint Sebastian and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Mulher vítima de violência sexual e a assistência de enfermagem no Brasil: revisão integrativa de literatura.Naila Costa Sousa Santos, Hêmily de Souza Santos, Girlane Alves De Souza & Antonio Carlos Santos Silva - 2021 - Odeere 6 (2):369-382.
    O profissional de enfermagem figura entre os primeiros que presta os primeiros cuidados as mulheres vítimas de agressões sexuais, necessitando, dessa forma, de competência e sensibilidade para cuidar no âmbito clínico, garantindo a preservação de vestígios da violência e salvaguardar os direitos das vítimas. O objetivo do presente estudo foi evidenciar estudos na literatura científica nacional que enfoquem a assistência de enfermagem em situações de violência sexual contra mulher. Estudo de revisão integrativa de literatura com abordagem quanti-qualitativa, realizada no período (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Saúde e doença: um olhar antropológico.Paulo Cesar Alves, Maria Cecâilia de Souza Minayo & Encontro Nacional de Antropologia Mâedica (eds.) - 1994 - Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    Set of articles, fruits of research by anthropologists, focused on the health area. First work of its kind in the country, which deepens mental health issues, cosmological view of specific groups, relationships between body, mind and culture and healing issues seen from the perspective of various popular religions. The work contrasts with the efforts of health scholars to approach anthropological approaches, so that it becomes an instrument for understanding the health / disease phenomenon and its complex articulation processes.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Sartre: Consciência de Si e Instantaneísmo.Luiz Henrique Luiz Henrique Alves de Souza - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (1).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    The e-value and the Full Bayesian Significance Test: Logical Properties and Philosophical Consequences.Julio Michael Stern, Carlos Alberto de Braganca Pereira, Marcelo de Souza Lauretto, Luis Gustavo Esteves, Rafael Izbicki, Rafael Bassi Stern & Marcio Alves Diniz - unknown
    This article gives a conceptual review of the e-value, ev(H|X) – the epistemic value of hypothesis H given observations X. This statistical significance measure was developed in order to allow logically coherent and consistent tests of hypotheses, including sharp or precise hypotheses, via the Full Bayesian Significance Test (FBST). Arguments of analysis allow a full characterization of this statistical test by its logical or compositional properties, showing a mutual complementarity between results of mathematical statistics and the logical desiderata lying at (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O conceito de igualdade na filosofia política contempor'nea: Um debate entre Rawls, Dworkin e Amartya Sen.Fabio Alves Gomes de Oliveira & Jacqueline de Souza Gomes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):254-291.
    Uma das questões mais interessantes do debate contemporâneo sobre a justiça, no âmbito da teoria política normativa, diz respeito sobre qual foco deveria ocupar a posição central de uma visão igualitarista: igualdade baseada em satisfação de necessidades básicas, bens primários como propõe Rawls, igualdade de recursos como defende Dworkin ou, como quer Amartya Sen, igualdade de capacidades? Com o que, afinal, os igualitaristas deveriam se preocupar? Este trabalho tem o objetivo de analisar criticamente essas três perspectivas.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Interaction, interpretation and representation: the construction and dissemination of chemical knowledge from a Peircean semiotics perspective.Karina Aparecida de Freitas Dias de Souza & Paulo Alves Porto - forthcoming - Foundations of Chemistry:1-19.
    This paper proposes a theoretical approach to discuss the relations among reality, chemists’ interactions with it, and the resulting interpretation and representation of the acquired scientific knowledge. Taking into account that such relations are of semiotic nature, this paper aims at discussing in the light of Peirce’s theory of signs different descriptions of chemical activity and chemical education proposed by Alex Johnstone and elaborated by other science educators. In order to discuss the contributions and limitations of the proposed theoretical framework, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  42
    Exposure to trauma-relevant pictures is associated with tachycardia in victims who had experienced an intense peritraumatic defensive response: the tonic immobility.Rita de Cassia S. Alves, Liana C. L. Portugal, Orlando Fernandes Jr, Izabela Mocaiber, Gabriela G. L. Souza, Isabel de Paula A. David, Eliane Volchan, Leticia de Oliveira & Mirtes G. Pereira - 2014 - Frontiers in Psychology 5.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  23
    Realidade da produção do conhecimento em Educação Física: determinações históricas e epistemológicas.Moises Henrique Zeferino Alves, Ana Lúcia Silva Souza & Eliabe de Oliveira Figueiredo - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):81.
    Este artigo tem como objetivo contribuir com a crítica aos PNPG e suas determinações na produção do conhecimento dos professores de Educação Física das IES do estado da Bahia no período de 1982 a 2012, através da análise epistemológica. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram analisado a luz do método do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que os PNPG apresentam em seus objetivos e diretrizes uma concepção de pós-graduação que estimula o produtivismo acadêmico e a aproximação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  56
    Agossou, Mèdéwalé-Kodjo-Jacob, Hegel et la philosophie africaine: Une lecture interprétative de la dialectique hégélienne (Paris: Karthala, 2005). Alves, João Lopes, O Estado da Razão: da ideia hegeliana de Estado ao Estado segunda a ideia hegeliana:(sobre os principios de filosofia do direito de Hegel (Lisboa: Edições Colibri, 2004)). [REVIEW]José Eduardo Marques Baioni, Marilena de Souza Chauí, Frederick C. Beiser, Corrado Bertani, Francesco Berto, Bernard Bourgeois, David Carlson & Allegra De Laurentiis - 2005 - The Owl of Minerva 36 (2).
  35.  46
    Crónica.Lúcio Craveiro Da Sitva, José Antônio de C. R. De Souza, Alfredo Dinis, B. F., António Melo, Barros Dias, Ângelo Alves, João Vila-Chã, Joaquim Domingues, Roque Cabral, Jorge Neves & F. Gama Caeiro - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):301 - 320.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Threat directionality modulates defensive reactions in humans: cardiac and electrodermal responses.Mariana Xavier, Eliane Volchan, Arthur V. Machado, Isabel A. David, Letícia Oliveira, Liana C. L. Portugal, Gabriela G. L. Souza, Fátima S. Erthal, Rita de Cássia S. Alves, Izabela Mocaiber & Mirtes G. Pereira - forthcoming - Cognition and Emotion.
    Features of threatening cues and the associated context influence the perceived imminence of threat and the defensive responses evoked. To provide additional knowledge about how the directionality of a threat (i.e. directed-towards or away from the viewer) might impact defensive responses in humans, participants were shown pictures of a man carrying a gun (threat) or nonlethal object (neutral) directed-away from or towards the participant. Cardiac and electrodermal responses were collected. Compared to neutral images, threatening images depicting a gun directed-towards the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Disciplina e Liberdade Na Filosofia da Educação de Immanuel Kant.Adriana Alves Novais Souza - 2015 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 23:4-12.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Trajetórias, sensibilidades, materialidades: experimentações com a fenomenologia.Miriam Cristina Rabelo, Iara Maria A. Souza & Paulo Cesar Alves (eds.) - 2012 - Salvador: EDUFBA.
    A partir da fenomenologia, os textos que compõem esta obra pretendem apresentar questões como a popularização da Biomedicina, as experiências do viver com HIV/AIDS e de recomposição do cotidiano após situações de violência sexual e reflexões sobre habilidades sensoriais na contemporaneidade. Apresenta dois capítulos que buscam tratar do Candomblé e os processos de autoidentificação e orientação das relações pessoas e orixás.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  25
    Escala de Altruísmo Autoinformado: evidências de validade de construto.Valdiney V. Gouveia, Rebecca Alves Aguiar Athayde, Rildésia Sv Gouveia, Ana Isabel Araújo Silva de Brito Gomes & Roosevelt Vilar Lobo de Souza - 2010 - Revista Aletheia 33:30-44.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  20
    Ética do decrescimento e a complexidade do homem-sociedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos. [REVIEW]Erlania do Carmo Freitas, Andre Souza dos Santos, Alba Benemérita Alves Vilela & Maria Patricia Milagres - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019016.
    O presente artigo tem por objetivo investir em uma abordagem critica e reflexiva acerca da parcela de contribuição deixada por alguns filósofos contemporâneos, sobre a valorização do aproveitamento e uso racional dos alimentos de forma integral, evitando o desperdício. Trata-se de uma reflexão descritiva estruturada em quatro seções. Desde décadas passadas já existiam alertas sobre o uso racional dos recursos naturais e o desperdício de alimentos, e o Brasil por ser grande produtor de frutas tropicais a nível mundial, aproveitar cascas, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Fenomenologia hoje: significado e linguagem.Ricardo Timm de Souza & Nythamar Fernandes de Oliveira (eds.) - 2002 - Porto Alegre: EDIPUCRS.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    A Conversão em Clemente de Roma Metanoia, uma palavra chave.Pio G. Alves de Sousa - 1987 - Augustinianum 27 (1-2):33-44.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Multiculturalism and Collective Rights.Carlos Frederico Mares de Souza Filho - 2007 - In Boaventura de Sousa Santos (ed.), Another knowledge is possible: beyond northern epistemologies. New York: Verso.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. The concept of quasi-truth.Otavio Bueno & Edelcio de Souza - 1996 - Logique Et Analyse 153 (154):183-199.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   26 citations  
  45.  12
    Semiotics and art: A preface.Ana Claudia Mei Alves de Oliveira - 1993 - Semiotica 97 (3-4):325-336.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Das crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil.Leandro José de Souza Martins & Jefferson Rodrigues-Silva - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1593-1624.
    Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt Resumo: O texto procura entender os pressupostos da educação superior no Brasil e faz considerações sobre seus limites e potencialidades à luz de Hannah Arendt. Segundo Hannah Arendt, a crise da educação remete-se a uma crise de estabilidade de todas as instituições políticas e sociais. E para o enfrentamento dessa crise, Hannah Arendt sugere reconsiderar a crise da modernidade para se repensar criticamente o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor.Renata Junqueira de Souza & Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave : Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training. We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    An Extensive Comparative Analysis of Successful and Unsuccessful Football Teams in LaLiga.Diego Brito de Souza, Roberto López-Del Campo, Hugo Blanco-Pita, Ricardo Resta & Juan Del Coso - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49. A Dual Proposal Of Minimal Conditions For Intentionality.Sérgio Farias de Souza Filho - 2022 - Synthese 200 (115):1-22.
    Naturalist theories of representation have been attacked on the grounds of being too liberal on the minimal conditions for intentionality: they treat several states that are not representational as genuine representations. Behind this attack lies the problem of demarcation: what are the minimal conditions for intentionality that a state should satisfy to be genuinely representational? What are the limits of intentionality? This paper develops a dual proposal to solve this problem. First, I defend the explanatory role criterion in order to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  28
    La lutte des réfugiés.Fabricio Toledo de Souza & Leonora Corsini - 2014 - Multitudes 2 (1):122-131.
    Les migrations se font maintenant plutôt vers les pays du Sud, refuges de 80 % des demandeurs d’asile. 4 % des Brésiliens sont étrangers, ce qui est faible du fait d’une législation défavorable élaborée pendant la dictature. Les immigrants viennent de Colombie et du Congo, après être venus d’Angola. Ces derniers se sont établis dans le quartier le plus pauvre de Rio. Malgré leur pauvreté, les étrangers participent par leur désir de changement à la nouvelle multitude locale.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994